Introdução

Pretendemos abordar nesse blog a importância da afro descendência para todos nós brasileiros. Pois os costumes, comidas típicas, tudo, faz parte da mistura de culturas diferentes e que hoje faz parte da cultura do nosso país.
Nosso estudo sobre a afro descendência é interessante, pois assim temos a oportunidade de acompanhar a história, por isso, o dia da consciência negra foi incluído no calendário escolar para que alunos possam participar de trabalhos sobre o assunto e poder adquirir mais conhecimento para que possamos estar por dentro de tudo que compõe a afro descendência.
A resistência à escravidão já se manifestou desde o início do tráfico, em meados do século XVI. Os escravos escapavam de seus senhores e formavam comunidades de fugitivos que se protegiam mutuamente. O governo português denominava como quilombo qualquer agrupamento com mais de seis escravos fugitivos. O primeiro quilombo de que se tem registro surgiu na Bahia em 1.575.
O quilombo mais conhecido e que resistiu por mais de um século foi o quilombo dos Palmares.
A cultura afro descendente também teve ajuda de costumes mulçumanos, como o uso da roupa branca e a sexta -feira ser sagrada( consagrada a Oxalá) trazidas ao Brasil no século XVI.
Esperamos que os nossos leitores tenham um bom entendimento do assunto e que os alunos possam tirar proveito do conteúdo mostrado aqui nesse blog.


(BARBOSA, Tiago, 2ºano E.E. Oswaldo Lucas Mendes)

Video das Apresentações

Apresentações da E.E. Oswaldo Lucas Mendes

O Grupo Craz fez uma apresentação em homenagem ao Maculele.

Já os alunos do 3º ano matutino fizeram uma homenagem ao Samba com os alunos Guilherme e Élida.

A aluna da 8ªsérie Amanda Pinheiro cantou ao som de tambor e berimbau a canção da compositora Áurea Maíra também da 8ªsérie.

Também apresentaram uma dança com a música Berimbau Metalizado da cantora Ivete Sangalo as alunas do 3º ano matutino e os alunos do 2ºano matutino fizeram uma encenação sobre a escravidão.

Nenhum comentário: