Introdução

Pretendemos abordar nesse blog a importância da afro descendência para todos nós brasileiros. Pois os costumes, comidas típicas, tudo, faz parte da mistura de culturas diferentes e que hoje faz parte da cultura do nosso país.
Nosso estudo sobre a afro descendência é interessante, pois assim temos a oportunidade de acompanhar a história, por isso, o dia da consciência negra foi incluído no calendário escolar para que alunos possam participar de trabalhos sobre o assunto e poder adquirir mais conhecimento para que possamos estar por dentro de tudo que compõe a afro descendência.
A resistência à escravidão já se manifestou desde o início do tráfico, em meados do século XVI. Os escravos escapavam de seus senhores e formavam comunidades de fugitivos que se protegiam mutuamente. O governo português denominava como quilombo qualquer agrupamento com mais de seis escravos fugitivos. O primeiro quilombo de que se tem registro surgiu na Bahia em 1.575.
O quilombo mais conhecido e que resistiu por mais de um século foi o quilombo dos Palmares.
A cultura afro descendente também teve ajuda de costumes mulçumanos, como o uso da roupa branca e a sexta -feira ser sagrada( consagrada a Oxalá) trazidas ao Brasil no século XVI.
Esperamos que os nossos leitores tenham um bom entendimento do assunto e que os alunos possam tirar proveito do conteúdo mostrado aqui nesse blog.


(BARBOSA, Tiago, 2ºano E.E. Oswaldo Lucas Mendes)

Música e dança



A música criada pelos afro-brasileiros é uma mistura de influências de toda a África subsaariana com elementos da música portuguesa e, em menor grau, ameríndia, que produziu uma grande variedade de estilos.
A música popular brasileira é fortemente influenciada pelos ritmos africanos. As expressões de música afro-brasileira mais conhecidas são o samba, maracatu, ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada e o maxixe.
Como aconteceu em toda parte do continente americano onde houve escravos africanos, a música feita pelos afro-descendentes foi inicialmente desprezada e mantida na marginalidade, até que ganhou notoriedade no início do século XX e se tornou a mais popular nos dias atuais.
Instrumentos afro-brasileiros
Afoxé
Agogô
Atabaque
Berimbau
Tambor
Xequerê




Capoeira

Capoeira é uma arte marcial criada por escravos negros no Brasil durante o período colonial. Conta-se que os escravos diziam aos senhores que era apenas uma dança e, então, o treino era permitido. Assim, a capoeira é sempre praticada com instrumentos de percussão, música cantada, dança e, em algumas versões, acrobacias.
A capoeira é marcada por movimentos que enganam o oponente, geralmente feitos no solo ou completamente invertidos.
Recentemente, a capoeira tem sido bastante popularizada, sendo até o tema de vários jogos de computador e filmes. Freqüentemente é mencionada na música popular brasileira.

Nenhum comentário: