Introdução

Pretendemos abordar nesse blog a importância da afro descendência para todos nós brasileiros. Pois os costumes, comidas típicas, tudo, faz parte da mistura de culturas diferentes e que hoje faz parte da cultura do nosso país.
Nosso estudo sobre a afro descendência é interessante, pois assim temos a oportunidade de acompanhar a história, por isso, o dia da consciência negra foi incluído no calendário escolar para que alunos possam participar de trabalhos sobre o assunto e poder adquirir mais conhecimento para que possamos estar por dentro de tudo que compõe a afro descendência.
A resistência à escravidão já se manifestou desde o início do tráfico, em meados do século XVI. Os escravos escapavam de seus senhores e formavam comunidades de fugitivos que se protegiam mutuamente. O governo português denominava como quilombo qualquer agrupamento com mais de seis escravos fugitivos. O primeiro quilombo de que se tem registro surgiu na Bahia em 1.575.
O quilombo mais conhecido e que resistiu por mais de um século foi o quilombo dos Palmares.
A cultura afro descendente também teve ajuda de costumes mulçumanos, como o uso da roupa branca e a sexta -feira ser sagrada( consagrada a Oxalá) trazidas ao Brasil no século XVI.
Esperamos que os nossos leitores tenham um bom entendimento do assunto e que os alunos possam tirar proveito do conteúdo mostrado aqui nesse blog.


(BARBOSA, Tiago, 2ºano E.E. Oswaldo Lucas Mendes)

Dia da Consciência Total



Se o ser humano se conscientizasse de que todo homem é igual quanto à matéria de que é feito, mas muito diferente em relação às escolhas que faz, que ele é parte da natureza e depende dela tanto quanto ela dele, que a liberdade é um sentimento que se conquista com a mente limpa e consciente, que o mundo é um só, apesar de falar em diversas línguas e se comportar de maneiras diferentes, que em cada ser humano, tão diverso um do outro, está a semente para uma nova vida, que gerará uma outra vida e assim por diante, com toda certeza não seria necessário um dia especial para os negros. Todos os dias deveriam ser dedicados à confraternização entre todos os povos que compõem a humanidade, independente do credo, da raça, dos hábitos. E esse é o principal objetivo pelo qual o homem deveria lutar.


(RIBEIRO, Priscila, aluna 2ºano do E.E.O.L.M)

Nenhum comentário: